
Os eleitores de Cachoeirinha, município da região metropolitana de Porto Alegre, voltaram às urnas neste domingo (30). O candidato Cristian Wasem Rosa (MDB) foi eleito prefeito da cidade, com 51,40% dos votos válidos (38.987 votos). O vice-prefeito eleito é o Delegado João Paulo Martins (PP) e sua coligação “Cachoeirinha Um Novo Tempo” também reúne PDT, Republicanos e Avante. Na eleição de 2020, Wasem foi eleito o segundo vereador mais votado de Cachoeirinha, mas depois acabou assumindo a prefeitura, de forma interina, em função da cassação do prefeito Miki Breier (PSB) e seu vice Maurício Medeiros (MDB). O novo prefeito fica no cargo até 31 de dezembro de 2023.
Cristian derrotou o vereador David Almansa (PT), da coligação “A Esperança vai mudar Cachoeirinha” composta pelos partidos PT/PcdoB/PV/REDE, que recebeu 25,62% dos votos. A candidata a vice na chapa encabeçada pelo PT era Ester Ramos (PSOL). Em terceiro ficou Dr. Rubinho (União Brasil), integrante da coligação Aliança Mais Cachoeirinha (PSDB/Cidadania/Solidariedade/PSC/PTB/PL/Podemos/PSC/Patriota/PRTB), somando 22,98% dos votos. Na eleição de 2020, Rubinho junto com a sua vice Jack Ritter já havia se candidato ao cargo de prefeito e acabou perdendo para Miki Breier por 318 votos.
Cristian, que era o presidente da Câmara e assumiu a prefeitura no último dia 20 de abril no lugar do prefeito cassado, agora fica no cargo de forma definitiva até o fim da atual legislatura. O novo prefeito de 44 anos, morador do Bairro Quitandinha, é advogado, casado com a filha do ex-prefeito Francisco Medeiros e tem dois filhos. Foi vereador por dois mandatos. Na última eleição, em 2020, foi o vereador mais votado do MDB com 1.782 votos. A diplomação do novo prefeito e vice ocorrerá no dia 24 de novembro.
