
Com a derrota para o Brasil, em Farroupilha, Cruzeiro corre risco de queda (Foto Juliano Santos)
Sem vencer desde o dia 25 de setembro de 2021 em casa pela Divisão de Acesso, o Cruzeiro recebe o Tupi, em confronto decisivo pela 12ª rodada da Série A. O Estrelado tenta se afastar cada vez mais da zona de rebaixamento da competição estadual e garantir sua permanência para a temporada seguinte.
Sétimo na tabela do Grupo A, o Leão da Montanha tem oito pontos, dois a mais do que o time de Crissiumal, último colocado na chave e seu concorrente direto na peleia para fugir do descenso. Para dar um passo importante e abrir vantagem, a equipe do Vale do Gravataí necessita derrotar o rival na manhã deste domingo (5), às 11h, na Arena Dirceu de Castro, em Cachoeirinha, onde ainda não venceu na atual temporada.
Histórico
A partida deste domingo será a quarta da história entre Cruzeiro e Tupi, ambos integrando a Divisão Intermediária. Nas três últimas edições, desde que o Rubro Negro subiu da Segundona e o Estrelado começou a mandar seus jogos em Cachoeirinha, quem mais triunfou foi a equipe de Crissiumal, que venceu duas vezes (3 a 0 no ano passado no Estádio Rubro Negro e 2 a 1 na Arena, em 2020). O emblema da Região da Metropolitana de POA venceu apenas uma vez (4 a 0 em 21 de agosto de 2021 no Dirceu de Castro, com gols de Júnior, contra, Eduardo Menezes e dois de Wesley Pacheco). Além disso, empataram em uma outra oportunidade. Este foi o último encontro entre os clubes, que aconteceu em 20 de abril pela 3ª rodada da atual edição da Série A2. Mesmo atuando como visitante, o Cruzeiro buscou o empate nos acréscimos. Todos os gols saíram na etapa final. O Índio Guerreiro largou na frente com o atacante Eto’o, aos 11 minutos, e o lateral Guaporé, deixou tudo igual aos 52.

A três rodadas para o fim do torneio, candidato ao rebaixamento se desesperou e demitiu treinador no esforço de se salvar
Vanderson Pereira não é mais técnico do Tupi. O treinador não resistiu a derrota em casa para o Passo Fundo por 1 a 0, com gol marcado aos 49 minutos do segundo tempo. O anúncio do desligamento foi feito, ontem, pela diretoria do clube da região Noroeste através de sua conta oficial no Twitter. Na passagem de quatro jogos pelo clube, o treinador não conquistou nenhuma vitória, amargou três derrotas e um empate. Ele havia assumido o time na sétima rodada em substituição a Leandro Machado, que foi demitido após dois anos na cidade. Vanderson deixou a equipe na oitava posição, com 6 pontos, na zona de rebaixamento. O substituto no cargo será Jair Galvão, que terá o auxílio do ex-atleta e atual coordenador da escolinha do Tupi, Jean Francisco Dias. Será a quinta passagem de Galvão pelo Rubro Negro. Também comandou a equipe em 2014, 2015, 2017 e 2019.
Domingo: vale tudo contra o rebaixamento
Domingo pela manhã será um clima tipico para um churrasco e chimarrão. O início do dia promete sol e pancadas de chuva depois do jogo decisivo que vale tanto quanto um título. O Cruzeiro precisa ligar o sinal de alerta para o risco de queda à Terceira Divisão após o reves para o Brasil, em Farroupilha, no meio de semana na Serra. Todavia existe a possibilidade de a vantagem sobre o Tupi aumentar de dois para cinco pontos ao término da rodada, uma vez que o time foi derrotado pelo Passo Fundo por a 1 a 0, na noite de quarta-feira, em Crissiumal.