
Nas arquibancadas da Arena Estrelada, ex-deputado voltou a declarar apoio ao candidato da oposição (Foto: Douglas Torraca)
Presente nas arquibancadas da Arena Dirceu de Castro, em Cachoeirinha, na tarde chuvosa do último sábado (14), o ex-prefeito Luiz Stédile confirmou seu apoio à chapa dos pré-candidatos Dr. Rubinho (União Brasil) e Jacqueline Ritter para prefeitura da cidade. “Nós trabalhamos com o Rubinho. Foi ele que fez as denúncias necessárias que causaram a situação”, esclareceu o ex-prefeito, se referindo ao processo que culminou com a cassação de Miki Breier, também do PSB.
Stédile, que é pré-candidato a deputado estadual, também avaliou o panorama estadual. A desistência do presidente do Grêmio, Romildo Bolzan (PDT), em concorrer ao governo gaúcho, pode modificar o quadro eleitoral estadual. Beto Albuquerque (PSB), segundo colocado nas últimas pesquisas estaduais, estaria disposto a fazer uma coligação com o PDT, com esse indicando o candidato a vice-governador, garantindo com isso um palanque para Ciro Gomes no Estado. “A ideia é o Viera da Cunha (ex-candidato ao governo pelo PDT) ser vice de Beto”, cogitou o ex-deputado sobre a expectativa do PSB fechar parceria com o PDT.
Mesmo Stédile sendo mais simpático a Ciro, o PSB está apoiando nacionalmente a candidatura de Lula, mas como não formou uma federação com PT, ao contrário do PCdoB e PV, é possível apoiar candidatos de outros partidos nos estados.
• Stédile atua tanto na ponta esquerda quanto na direita no jogo político. Vai apostar suas fichas no Doutor Rubinho, enquanto os vereadores de PSB e PDT do município estão apoiando o prefeito Cristian Wasem (MDB) para as eleições suplementares no município. Só falta agora indicar um candidato para vice do Delegado João Paulo (PP) e a chapa da Frente Popular de esquerda que está se formando em Cachoeirinha. Para compor a chapa do delegado dos Progressistas, dois nomes são cogitados como vice, o vereador Deoclécio Mello (Solidariedade) e até Maurício Medeiros (MDB).

• Sorte na política e azar no futebol. Nos dois jogos em que o ex-deputado e ex-prefeito compareceu às tribunas da Arena do Cruzeiro, o Estrelado sofreu duas derrotas: Passo Fundo (2 x 0) e Veranópolis (1 x 0).