
No lance anterior ao gol do VEC, o atacante cruzeirista foi puxado dentro da área por Heverton, que marcou o gol da vitória do time serrano (Foto Juliano Santos)
Na abertura do returno do Grupo A da Divisão de Acesso, o Cruzeiro sofreu mais um revés na Divisão de Acesso 2022. Num confronto marcado por equívocos de arbitragem, o Estrelado foi derrotado na tarde chuvosa deste sábado (14) pelo Veranópolis por 1 a 0, com gol de Heverton de cabeça aos 46 minutos do segundo tempo, frustrando novamente a torcida que compareceu em número considerável na Arena Dirceu de Castro, em Cachoeirinha.
Mesmo com o Cruzeiro desfalcado (sem o zagueiro Bruno Gabriel, suspenso, Marcão, lesionado, e Jefferson Luiz que fraturou uma costela no último treino de sexta-feira), jogando com o volante Simoni improvisado como quarto zagueiro, o equilíbrio entre as equipes predominou durante toda a partida. Na primeira etapa, o VEC tentou na bola aérea, enquanto o Cruzeiro apostava em Jô como referência no ataque. Além de Jô, Luisinho e Mateusinho se movimentaram bastante pelas alas do ataque. Faltou, no entanto, pontaria para abrir o placar.
No segundo tempo, o treinador Luis Carlos Steimer fez as cinco substituições que tem direito, entraram os jogadores Obina no lugar de Tiago Dutra, que estreará depois de ficar três anos parado, Cristian no lugar de Mateusinho, Kevin na vaga de Luisinho, Bernardo substituindo o Faisca, que saiu mancando, e Iago na vez de Jô. Foi assim que o Estrelado teve as melhores chances e viu Prezzi fazer boas defesas. Numa delas, através de uma arrancada da intermediária, com muita velocidade e habilidade, Iago deixou dois marcadores para trás e da entrada da grade área chutou para defesa do goleiro, a bola passou raspando a trave e foi para escanteio.
Nos acréscimos, o Pentacolor, mesmo sem merecer, encontrou o gol da vitória. O ex-zagueiro gremista Heverton teve a tarefa inglória de ser o protagonista do duelo. Num lance dentro da área do time serrano, o camisa 6 puxou a camiseta do atacante Bernardo, o juiz mandou seguir o jogo e Simioni foi obrigado a parar a jogada com falta. Na cobrança, Caxambu levantou a bola para área e Heverton completou de cabeça para as redes.
Com o resultado, o Cruzeiro segue sem vencer, somando apenas 4 pontos em 24 disputados – um ponto acima do lanterna Brasil de Farroupilha, que perdeu neste domingo para o Glória, em Vacaria. A próxima partida do Leão da Montanha será contra o Gaúcho no reencontro com o seu ex-treinador Fabiano Borba, em Passo Fundo, na quinta feira (19), às 15 horas.
Glória ajuda o Cruzeiro e se mantém na liderança
No Rubro-Negro, em Crissiumal, o jogo foi decidido no primeiro tempo. Aos 16 minutos, o Esportivo abriu o placar em chute de fora da área de Elias Ceará. A bola desviou na zaga e tirou as chances de Robinho. A resposta do Tupi surgiu aos 46. Josué cobrou falta e levou a melhor sobre Copetti. Se na etapa inicial os goleiros acabaram superados, eles deram a resposta no segundo tempo, com defesas importantes que mantiveram a igualdade até o fim.
O Glória bateu o Brasil-Far e se manteve na ponta de sua chave A – a mesma do Estrelado. A vitória era fundamental para o Leão da Serra já que o Veranópolis segue apenas um ponto atrás. Já no clássico do grupo que terminou em igualdade foi entre Passo Fundo e Gaúcho, com direito a gol aos 50 minutos da etapa final. O Passo Fundo ainda ergueu a Copa Passo Fundo 165 anos – Taça Meirelles Duarte, que estava em disputa nos dois duelos entre os rivais nesta primeira fase.
