
Mateusinho abriu o placar para o Estrelado, mas time de Cachoeirinha com menor volume de jogo, acabou levando a virada na etapa final (Foto: Assessoria de Imprensa do Cruzeiro)
O Cruzeiro terminou o primeiro turno sem vitórias e fora da zona de rebaixamento da Divisão de Acesso. Depois de perder de virada para o Veranópolis por 3 a 1 na tarde deste domingo (8), a equipe de Cachoeirinha teve que esperar até o apito final, quando o Brasil-FA foi goleado pelo Glória por 4 a 0, para confirmar o respiro na última rodada do primeiro turno da competição.
Desfalcado de seus dois atletas com maior repertório de Série A2, os atacantes Jô e Jefferson Luiz, ambos suspensos, o Leão da Montanha entrou em campo com um time praticamente formado por jovens do Sub-21. Em contrapartida, com mais cardápio de jogadas e recheado de jogadores experientes como Heverton, Romano, Escobar e Vinicius Bovi, o VEC controlou a partida desde o início no Estádio Antônio David Farina. Mesmo com a pressão, Mateusinho abriu o placar para o Estrelado, aos 43 minutos da etapa inicial. O camisa 7 recebeu na área e chutou cruzado: 1 a 0, contagiando os cerca de 30 torcedores da torcida visitante.

Na volta do intervalo, Simioni e Bardete entraram nas vagas de Faísca e Obina para reforçar o meio campo azulado, mas as alterações não surtiram efeito. Já Cristian Souza promoveu alterações que determinaram a vitória do Pentacolor. Na cobrança de escanteio, Rodrigo Milanez, que entrou no lugar do zagueiro Fernando Lombardi, aproveitou de sua avantajada estatura e completou de cabeça, deixando tudo igual, aos 14 minutos. Com a entrada de Garraty, ex-atacante estrelado na temporada 2019, no lugar do veterano Escobar, o time visitante ganhou mais velocidade. E foi num cruzamento dele que Maurinho, também de cabeça, se atirou na pequena área e virou aos 23 minutos.

Para piorar a situação dos visitantes, o zagueiro estrelado Bruno Gabriel num lance duvidoso foi expulso na sequência. Nos minutos finais, Marquinhos levou o segundo cartão amarelo e o Vera também ficou com dez em campo. Nos acréscimos, o VEC sacramentou a vitória num erro individual de Iago, que armou o contra ataque pentacolor. A bola saiu do ataque cruzeirista e chegou até Maurinho, o destaque da partida, que deixou Roger na cara do gol: 3 a 1.

Com apenas quatro pontos, o Leão da Montanha segue na 7ª colocação, com um ponto a mais que o Brasil-FA, que segura a lanterna com somente três pontos e hoje estaria rebaixado. Sob o comando de Luis Carlos Steimer, o Cruzeiro ainda não venceu na Série A2. São sete partidas, quatro empates e três derrotas.
Steimer lamentou mais uma derrota. Em entrevista ao repórter Douglas Torraca, destacou o empenho de seus comandados e enfatizou que está aguardando reforços para trazer mais experiência ao seu grupo.
Com o resultado, o time da Serra chegou aos 12 pontos e é vice-líder da Chave A, um ponto atrás do líder Glória. Na abertura do returno, o Estrelado repete o confronto com o VEC, desta vez, no próximo sábado (14), às 15h, na Arena Dirceu de Castro, em Cachoeirinha.
Veja os gols do confronto:
FICHA TÉCNICA:
Árbitro: Fábio Costa dos Santos
Gols: Mateusinho (Cruz), aos 43 minutos; Milanez, aos 59, Maurinho, aos 69, e Roger, aos 94 minutos.
Amarelos: Lombardi, Maurinho, Tom, Marcos Vinicius e Garraty (VEC); Giovani, Bruno Gabriel, Mateusinho, Cristian Theobald e Simioni (CRU).
Vermelhos: Bruno Gabriel (CRUZ), aos 71 minutos, e Marcos Vinicius, aos 84.
VEC: Prezzi, Vinicius Bovi, Heverton, Fernando Lombardi (Rodrigo Milanez) e Escobar (Garraty); Mateus Santana, Romano (Marcos Vinicius), Roger e Maurinho; João Pedro (Anderson Gindré) e Tom (Breno). Técnico: Cristian Souza
Cruzeiro: Giovani, Willian Schmitz (Cordeiro), Guaporé, Bruno Gabriel e Obina (Bardete); Edimilson, Mateusinho (Bernardo), Faísca (Simioni) e Cristian (Foguinho); Luisinho e Iago. Técnico: Luís Carlos Steimer
Glória, VEC, Esportivo e Passo Fundo encerram 1º turno no G4
A sétima rodada do Grupo A teve início no sábado à tarde, com a vitória apertada do Esportivo contra o Tupi por 1 a 0, no estádio Montanha dos Vinhedos. O goleiro Robinho, ex-Cruzeiro, que fez três grandes defesas, só não conseguiu impedir o gol de cabeça do zagueiro alviazul Wagner. Completando a rodada do Domingo das Mães, o Passo Fundo levou a melhor sobre o Gaúcho no clássico Gapas. Baianinho, que saiu do banco, marcou o único gol da vitória dos visitantes.
No Estádio das Castanheiras, em Farroupilha, o Brasil poderia ter aberto o placar, mas Lagoa desperdiçou um pênalti logo no início. O Glória não perdoou e fez 1 a 0 aos 11 minutos, com Germano em chute no canto. O segundo gol surgiu aos 39 minutos, depois de João Paulo aproveitar rebote. Rafael fez o terceiro na largada do segundo tempo. O quarto gol saiu da testa do zagueiro Igor, que, após cobrança de escanteio, carimbou as redes e garantiu a vitória para o líder Glória.
