
Jô é um dos destaques da equipe estrelada na competição (Foto: Juliano Santos)
Ainda sem vencer na Divisão de Acesso desde o ano passado, amargando um jejum que já ultrapassou a marca de 6 meses dentro da competição, com seis derrotas e três empates, o Cruzeiro busca a sua primeira vitória na Série A-2 nesta temporada, diante do Esportivo, na noite desta quarta-feira (27), às 20h (FGF TV, Rádios X-40 e Show do Vale), no estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, pela 5ª rodada da competição. O último triunfo do Estrelado pela Série B aconteceu no dia 25 de setembro: 2 a 1 sobre o Brasil de Farroupilha, na Arena Dirceu de Castro, em Cachoeirinha.
O duelo entre Esportivo e Cruzeiro estava originalmente marcado para a tarde de hoje (27), às 15h30, mas acabou sendo transferido para às 20h pela FGF à pedido do Tivo.
O Leão da Montanha vem de um empate agônico em 1 a 1 com o Brasil de Farroupilha, no último domingo (24), em casa. O Cruzeiro perdia até os minutos finais, mas o atacante ex-gremista Luís Pedro, o Luisinho, saiu do banco de reservas para sacramentar o resultado de igualdade, com um golaço de falta aos 39 minutos.
Para o embate como visitante diante da Polenta Mecânica, o técnico Luiz Carlos Steimer, auxiliar técnico do clube na última temporada, contará com o retorno do meia Jefferson Luís à equipe titular, após expulsão no empate contra o Tupi (1-1), em Crissiumal, pela segunda rodada do torneio. O goleiro Matheus Kerstner, recuperado de lesão que o deixou afastado do último jogo, viajou para Bento Gonçalves com a delegação estrelada e deve disputar posição com Giovani. Com a possível entrada de Luisinho no lugar de Vini Moraes e a volta de Jefferson Luís, a provavel escalação contra o Esportivo será: Giovani (Matheus), Willian, Guaporé, Marcão e Naldo; Edmilson, Bardete, Jefferson Luís e Jô; Luisinho e Foguinho.
Comandado pelo experiente técnico Carlos Moraes, ex-Juventude e São José, o time serrano derrotou o VEC, em Veranópolis por 2 a 1, acabando com os 100% de aproveitamento do Pentacolor da Serra e ainda passou o Estrelado na tabela de classificação.
A entrada de Tairone na vaga do zagueiro artilheiro Cleiton deve ser a única alteração na escalação do Alviazul em relação aos onze titulares no confronto de hoje à noite. Cleiton, autor de um dos gols na vitória contra o VEC, está suspenso por acúmulo de cartões amarelos. Com este desfalque, o Tivo deve começar com Copetti, Márcio Lima, Wagner Freitas, Tairone e Iury; Chicão, Fabrício Lusa, Elias Ceará e Wallacer; Joãozinho e Guilherme.
O confronto desta quarta entre serranos e metropolitanos será apenas o quarto encontro entre as duas equipes na história e a primeira vez que se enfrentam na Segunda Divisão. Favorável ao Tivo, o retrospecto do duelo consiste em duas vitórias ambas por 1 a 0 para o emblema da Serra e dois empates por 0 a 0 e 1 a 1, entre 1979 e 2014. Um dos empates ocorreu na elite estadual, no último confronto realizado no dia 5 de fevereiro de 2014, com o jogo terminado em 1 a 1, gols de Leandro Rodrgiues (C) e Cássio (E). O atacante Jô esteve presente nos 90 minutos na última derrota para o conjunto de Bento em 14 de fevereiro de 2013 (1 a 0, gol de Leó), em casa, pelo Gauchão.
Com os resultados, o VEC segue na liderança da chave A com nove pontos. Glória e Gaúcho somam seis, enquanto Passo Fundo e Esportivo ficam com cinco. O time alviazul, pelos critérios, é o quinto. Já as últimas três posições ficam com Cruzeiro e Tupi, com três pontos, e Brasil-Fa, com dois.
A quinta rodada também terá Gaúcho x Veranópolis e Brasil-Fa x Passo Fundo, nesta quarta-feira (27), e Tupi x Glória, na quinta (28).